quarta-feira, 5 de junho de 2013

Leitura diária. Por que não conscientizarmos nossos alunos que eles passam a vida lendo alguma coisa?


       Sempre pergunto a meus alunos se eles têm o hábito da leitura, e sem surpresa, a maioria diz que não. Então digo a mesma coisa, que não tenho o hábito de ler. Falo de minha rotina com eles, sobre quando acordo e pego o Metrô, lá já tem um jornal de grande circulação, leio as manchetes e as notícias que mais me interessa. Chego à escola e leio livros didáticos a fim de preparar aula a meus alunos. Entro na sala de aula, leio com eles, corrijo redações, provas etc. Volto para casa e no meio de caminho, vários anúncios publicitários. Chego em casa e verifico meus e-mails, facebook, paginas de noticia sobre meu time, manchetes policiais, sites similares a revistas (UOL) etc. Recebo alguma mensagem no celular e envio de volta. Passo o tempo no facebook olhando perfis e comentários. Ligo a televisão e observo várias linguagens visuais. Então volto a perguntar a eles se realmente eu não tenho o hábito da leitura. Podemos conscientizar os alunos que a vida foi feita para ser lida e se passamos grande parte de nossas vidas lendo alguma coisa, então por que não podemos ler algo diferente, uma história, um livro ou algo que nos faça a ter prazer em ler.

3 comentários:

  1. Bem, quando se pensa em leitura não se leva muito em consideração a leitura diária como a de um e-mail ou mensagem de celular.Pensa-se mais em ler livros, obras, e isto realmente torna a leitura, algo muito formal, aparentemente cansativo e desnecessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso antes de ler livros, os alunos tem que saber que eles leem, mesmo que seja textos pessoais.

      Excluir
  2. Flávio adorei seu texto! principalmente:" então por que não podemos ler algo diferente, uma história, um livro ou algo que nos faça a ter prazer em ler".

    ResponderExcluir